Projeto Trabalhando Preconceitos, valorizando a cultura, o turismo e o Meio Ambiente de Sibaúma



 Esta página é destinada  a apresentação do Projeto de intervenção






Secretaria de Educação à Distância
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Curso de Especialização em Mídias na Educação





Trabalhando Preconceitos:






Valorizando a Cultura, o Meio Ambiente e o Turismo de Sibaúma-RN.





Tibau do Sul-RN
2012









Secretaria de Educação à Distância
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Curso de Especialização em Mídias na Educação




Trabalhando Preconceitos:
Valorizando a Cultura, o Meio Ambiente e o Turismo de Sibaúma-RN.





Proposta de Pesquisa apresentada à disciplina: Vivenciando o Desenvolvimento de Projetos com Mídias Integradas na Educação como requisito para obtenção da aprovação neste terceiro módulo, ministrada pela professora Célia Maria de Araújo do curso de especialização em Mídias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.





Discente: Pedro Jeancleber da Silva






Tibau do Sul-RN
2012



1 - Temática:

Trabalhando Preconceitos: Valorizando a Cultura, o Meio Ambiente e o Turismo de Sibaúma-RN.

“Não há lugar para o preconceito e a descriminação entre os brasileiros. A origem étnica não é motivo para o estabelecimento de comparações que levem a supor a existência de desigualdade. Os seres humanos são de uma única espécie.” (Roberto Benjamim p.151).




2 - Identificação da Escola:

              A Escola Municipal Padre Armando de Paiva está situada no Município de Tibau do Sul, na praia de Sibaúma, comunidade de origem africana, descendente de escravos oriundos de quilombos, provavelmente de Palmares.

                 A escola possui em sua infraestrutura física 06 sala de aulas destas 03 não possuem tomadas, 01 depósito de livros,  banheiros, cozinha e sala de professores. No tocante a equipamentos, a escola possui um computador (tipo desktop) um projetor multimídia e um retro projetor uma impressora a laser, TV, DVD (que não funciona) 01 antena da GESAC (desmontada) vários equipamentos de rede como switch, modem e roteadores.
              Seu corpo docente é composto por 18 professores e estão distribuídos da seguinte forma: 06 pedagogos no ensino fundamental I e 08 professores de disciplinas específicas no Ensino Fundamental II, 03 na Educação Infantil e 01 docente na Educação de Jovens e Adultos. Na escola há 255 alunos matriculados e distribuídos em 03 turnos, no turno noturno funciona apenas o Ensino de Jovens e Adultos.

             No tocante a formação continuada, a escola dispõe apena da formação oferecida pelo MEC via Plataforma Freire e a Jornada Pedagógica no inicio do ano letivo. Houve no ano de 2010 uma formação específica para professores que lecionam em escola implantadas em áreas reconhecidas como remanescente de quilombos, com o projeto da cor da cultura, porém o mesmo limitou-se a apena um único encontro.

             No que se refere a estrutura laboratorial, a mesma  não dispõe de estrutura física para tal. Apenas salas de aulas e dependências administrativas. Também não dispõe de área destinada ao lazer ou quaisquer área externa, apenas para circulação. Os corredores servem de área de convivência.
             A escola se destaca pelo seu modelo de gestão, sendo ouvidora dos anseios dos professores e da comunidade, e aberta a novos recomeços, fazendo uma verdadeira gestão democrática e participativa.  




3 - Objetivos:

                 Trabalhar os preconceitos através de questionamentos sobre a condição social do povo quilombola e do afrodescendente. Enfatizando atributos de ordem cultural e histórica, valorizando esta condição através do turismo e da preservação ambiental como fonte de renda.


3.1 - Objetivos Específicos:

             Identificar na dinâmica da sala os alunos que podem ser representantes do movimento de valorização da cultura afro. Identificar as potencialidades turísticas e ambientais da localidade a fim de divulgar e realizar um trabalho de Conscientização de suas potencialidades neste segmento.
             Realizar um esquete, uma produção de vídeo mostrando o perfil que caracteriza a comunidade de Sibaúma como uma comunidade remanescente de quilombos. 
           Difundir a Lei 10.639 dentro da comunidade escolar, principalmente na Escola Municipal Padre Armando de Paiva.
          Construir um perfil nos moldes da Wikipédia sobre a referida comunidade.



4 - Problemática:

           Sibaúma como a grande maioria do povo brasileiro ainda não se deu conta que a miscigenação aconteceu no Brasil como em nenhum outro lugar do mundo. A mistura que originou o povo brasileiro é única e incontestável, somos fruto do negro africano, do índio latino americano, do branco europeu e de muitas outras raças, tantas que não seria viável citá-las.  Por sermos possuidores desta característica, é inadmissível que uma pessoa não se aceite pela cor de sua pele ou pela sua descendência.  O preconceito será o tema a ser explorado no decurso do trabalho, dar-se-á de forma latente, não sendo o foco principal, será dado a oportunidade as pessoas se questionarem sobre a sua condição, do ser Afrodescendentes,  do Afro-brasileiro, como também do remanescente de quilombos ou quilombolas, como é o caso especifico em estudo.  Este também almeja fazer valer a Lei N° 10.639 dando maior ênfase à valorização da cultura e da história do afrodescendente.  Acredito que se este não tiver sua real valoração permanecerá fadado e alvo de preconceitos, de povos que se veem pertencentes a raças ditas superiores e dos próprios que vivem nesta condição.  
              Este projeto em suma pretende apresentar reflexões que partem da inércia que povo quilombola que vive, estados que ocorre desde o ano de 1888 com a falsa ideia de liberdade que a alforria trouxe ao ex-escravos, começando por instrumentalizar os discentes, e no um futuro e com a ajuda das mídias em conjunto com estes agentes, possamos atingir boa parte dos que ali residem, como também em outras partes do globo.



5 - Mídias e Tecnologias a Serem Empregadas na Execução do Projeto:

ü  DVD – da cor da cultura: Heróis de todo o mundo;  Povo de Fibra.
ü  Notebook;
ü  Projetor Multimídia;
ü  Computador da Escola;
ü  INTERNET; Wikipédia, youtube, Matérias jornalísticas;
ü  Dispositivos móveis : (câmeras digitais e celulares);
ü  Softwares: Moviemaker nativo do S.O Windows da Microsoft;
ü  Livros que tratem da temática (disponíveis na escola);
ü  Impressora para produzir os questionários de pesquisa.



6 - Atores e Papeis que Deverão Desempenhar:

        Este projeto pretende trabalhar com os alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Armando de Paiva, onde farão a realização de pesquisas, produção de vídeos e uma socialização para a comunidade escolar sobre a valorização dos afrodescendentes e possivelmente o referido ganhe corpo com a integralização na proposta pedagógica da escola. Ao docente caberá o encaminhamento das questões de ordem racial e reflexões a respeito dos preconceitos relacionados aos afrodescendentes.

7 - Interdisciplinaridade:

            Por se tratar de uma turma do 4 º Ano do Ensino Fundamental, onde o docente lecionas todas as disciplinas do currículo, assim mostrando viabilidade na interação entre as disciplinas por se tratar de um tema transversal.

Língua Portuguesa:

          Explorar os conhecimentos sobre a afro-descendência e as comunidades quilombolas dentro das produções textuais, associando estas a renomados escritores negro como também trabalhar questões relacionadas a língua portuguesas em países africanos.

Matemática:

          Para compreender melhor os gráficos, frações e porcentagens os alunos vão vivenciar na pratica a aplicação e transformação dos dados das pesquisar nestes elementos, assim se apropriando da técnica.


Ciências:

          Construção da árvore genealógica em uma estrutura racial/fenotípica para compreender melhor a miscigenação brasileira.

Geografia: 

            Estudo da localização no globo do quilombo de Palmares e suas ramificações. Utilizando a ferramenta Google Earth. Onde se dará ênfase a comunidade de Sibaúma e a sua formação. 
História:
              Como disciplina de maior bibliografia sobre o assunto, será realizado pesquisas autorais sobre as personagens de nossa história e da construção do Brasil. Como determina a Lei Nº 10.639 valorização da história do Afrodescendente e dos povos africanos.

                 Também será observado a formação da comunidade de Sibaúma os fatos históricos e os traços culturais de seus moradores.  
Artes:

          Realizar trabalho de pesquisa relacionado a produção artística da comunidade, valorizando as contribuições do artista local, visando fomentar o trabalho artístico local. 


8 – Etapas e Ações para Realização do Projeto:

        O Projeto deverá ser desenvolvido em três etapas:

        Primeira etapa: Através de vídeos serão direcionados questões relacionadas aos preconceitos aplicados aos povos de origem africana, onde estão inclusos os quilombolas e os afrodescendentes como um todo. Estes questionamentos nortearão a valorização da cultura africana e aspectos da comunidade local, com a inclinação para o turismo e questões relacionadas à preservação ambiental ou ao uso sustentável de seus recursos naturais.

         Na segunda etapa será realizada uma produção audiovisual pelos alunos tendo como tema a valorização do povo afrodescendente e os remanescentes de quilombos. Será realizada uma oficina de produção de vídeos no Windows Live Movie Maker, dando subsídios ao discente à concretização da proposta de uso de mídias portáteis de captura de imagens.

         Na terceira e última etapa haverá a socialização da produção, no dia consciência negra, onde será apresentada a produção a comunidade de Sibaúma. Nesta etapa também será construído o perfil da comunidade para o ambiente da Wikipédia, e a inserção do vídeo no youtube. Apresentando ao mundo a comunidade de Sibaúma com um olhar mais consciente de seus direitos como cidadão.

 9 - Período:
            Este projeto terá duração prevista de 30 dias no decurso do 3° bimestre, que corresponde ao segundo semestre letivo de 2012, suas atividades iniciarão no dia 04 de agosto  e terá finalização até dia 28 de setembro com a culminância do projeto.




10 - Referências:
ARAÚJO, Célia Maria de, FELIPE, Marcos Aurélio, Educação e Tecnologia, Natal-RN: EDFURN,2007.
BENJAMIN, Roberto. A África está em nós: História e Cultura Afro-Brasileira. Ed. Grafset. João Pessoa-PB,2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB) N° 9.394/96.

CAVIGNAC, Julie Antoinette, Documentário Sibaúma um Povo de Fibra, UFRN/INCRA-RN, Natal 2006.


CAVIGNAC, Julie Antoinette, Uma Sibaúma só: Relatório Antropológico de Sibaúma - RN, UFRN/INCRA-RN, Natal 2006.

 

Enciclopédia Eletrônica Wikipédia. www.wikipedia.org/  Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Siba%C3%BAma> Aceso: 18 jun. 2011.

MinisterioTurismo - Turismo de Base Comunitária – Paraty  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=EgXjjDbjTqQ >Acesso em 16 jun. 2011.

Quilombolas –BELTRÃO, Renata, OSMÁRIO, Marques.  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MlXBCkvR6Xo> Acesso em 16 jun. 2011.

 

Revista Conhecimento Prático: Geografia, Pedagogia 2.0, pág44 N° 37. Ed. Escala Educacional.

Turismo de Base Comunitária - 4º Salão do Turismo 2009 Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=S2XiBJBN7-o&feature=related > Acesso em 16 jun. 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário